Não consigo imaginar o tempo perdido antes de conhecer a beleza da expressão lírica da música hebraica, expressa no salmo 84. O salmo de alguém que amava a Casa de Deus. Os Levitas eram responsáveis em dirigir o culto no templo. Um levita proibido de chegar lá, pode nos dirigir para época da invasão de Senaqueribe contra Judá. Desta forma ele expressaria a saudade de poder estar lá.
Primeiro precisamos ressaltar a importância de amar o serviço de Deus. O Coraítas da família de Hemã foram separados para o serviço da música no coral do templo, porém, a grande maioria da família trabalhava como porteiros e assavam o pão usado no serviço do templo. Que prazer em fazer, mesmo que o mais simples, na Casa de Deus. Que exemplo para os que tem esta oportunidade e fazem com displicência. Ele estava ansioso por estar neste lugar, estamos ansiosos para chegar no lugar separa para o serviço sagrado de Deus? Servimos a um "Deus vivo", palavra rara na bíblia, não está morto ou petrificado.
O salmista pensa nos passarinhos, Pardal e Andorinha, os mais simples de todos na palestina, que podem estar continuamente por lá. Eles são privilegiados, encontram sossego por lá.
Chega o momento da primeira benção do salmo: Felizes são os que podem habitar, servindo a Deus. É uma benção para aqueles que se esforçam, dedicando seu serviço a Deus. Ele é um Deus vivo, vai reconhecer e abençoar este grupo especial.
A segunda benção é para os peregrinos de coração. Encontram força para seguir no "Vale de Baca". O errante é a pessoa que não tem lar. O estrangeiro está longe deste lar, porém, o peregrino está indo para o lar. Isso faz diferença, já que ele está em movimento. Ele passa por esse vale, um lugar difícil e doloroso da vida, mas, ele atravessa. Não está parado, segue adiante para atravessar ali. As estradas eram sofridas até chegar a Jerusalém, mas eles tinham esse objetivo. Mas a benção maior deste salmo está no fato que eles passavam por esse vale árido, cavando fontes que ficavam para os viajantes que vinham atrás. Eles muitas vezes nem se conheciam, mas deixavam esta benção para ser aproveitada por outros.
Caminhavam com força, aprendi neste salmo que quanto mais força gastamos, mais fortes ficamos.
Um dia nos átrios do Senhor, valem mais que mil fora. Que linda imagem para se pensar!
Terceira benção, quem confia em Deus, é feliz. Abençoado!
Ser porteiro na casa de Deus é melhor do que ser Rei, distante Dele.
Um salmo para peregrinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, dê sua opinião!