John Stott

Expor as escrituras é esclarecer o texto inspirado com tal fidelidade e sensibilidade que a voz de Deus seja ouvida e Seu povo lhe obedeça.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Deus Encoraja Josué (Josué 1: 1-3)

O livro de Josué é uma sequência do Pentateuco. Depois da morte de seu líder (Moisés) em Moabe, Deus dá a missão para Josué. É interessante que Deus tem em sua reserva, instrumentos e forças que não conhecemos até que chegue o tempo oportuno. Quem podia imaginar uma pessoa tão capacitada como Moisés, ficando antes de Canaã e o Senhor levantando outro líder.


Por 3 vezes no capítulo 31 de Deuteronômio e por 3 vezes no livro de Josué, Deus dá palavras de ânimo ao novo líder repetindo a expressão: Sê forte e corajoso! Imagine que desafio para Josué!

Logo no verso 1, vemos desenhada a situação: Moisés é apresentado como Servo (‘ebed) de Deus e Josué é apresentado como Servo (sharat), um Ministro de Moisés, servidor voluntário. A palavra ‘ebed indica uma pessoa que está totalmente sujeita a seu amo. Um servo que está obrigado a servir. Este era o grande desafio de Josué. Mudar seu relacionamento com Deus.

Deus insiste em dizer que: “eu já vos dei todo lugar que pisardes com a sola do pé.” (Almeida do Século 21). Ou seja, somente o lugar em que pisar com o pé. Aprendemos com esta afirmação o seguinte:

a. Se ele deixasse uma parte do território descoberta, esta parte não seria dominada. Não podia ficar parado. Tinha que seguir, não podia ficar parado. A palavra para pé no verso 3 é Regel designa domínio sobre outras pessoas. O domínio de Josué estava delimitado a sua disposição em seguir, em lutar.

b. Existem áreas de nossa vida que necessitam serem possuídas. A conquista de Deus deve ser completa em nossa vida. Se abrirmos exceções, estas áreas serão ocupadas pelos “inimigos” ou por nosso inimigo.

Devemos confiar na promessa, ela é verdadeira. O Senhor já nos deu. Para alcançarmos a terra da promessa, temos que colocar a planta de nosso pé (não ficar parados), e confiar na vitória do Senhor.